Imprimir
Acessos: 371

O ano letivo de 2016 inicia nesta segunda-feira (29) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promoverá a Acolhida Cidadã. A ação é baseada em um conjunto de atividades que buscam integrar e envolver os novos alunos aos múltiplos contextos da Universidade e envolvem temas como a solidariedade; respeito ao próximo; cuidado com o meio ambiente; e a descoberta da vida universitária. A Acolhida acontece nos campi Carreiros, Saúde e nas sedes da Universidade em São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar.

Nesta edição, o Programa de Acolhida recebeu a inscrição de 60 projetos e irá promover 343 atividades. Em comparação a primeira edição do evento, realizada em 2013, esta teve triplicado o número de ações, o que aponta a receptividade positiva do projeto por toda comunidade acadêmica. “A Acolhida é uma ação que envolve toda a comunidade. Trabalhamos durante todo o ano para receber nossos estudantes de forma acolhedora. É um momento essencial para a integração destes às ações da Universidade”, destaca o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Vilmar Pereira.

A atividade contará com palestras, oficinas e conversas, além de outras ações, como arrecadação de alimentos, ajuda aos animais que vivem no campus, mostras culturais e apresentações artísticas. As ações são promovidas por professores, coordenadores e acadêmicos da FURG.

A Acolhida Cidadã atende à deliberação nº 164/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, que proíbe o “trote” ou qualquer outro tipo de atividade desrespeitosa.

Lançamento

Na segunda-feira (29), a FURG realizará o lançamento da Acolhida Cidadã 2016. O encontro apresentará à imprensa e à comunidade acadêmica informações sobre as ações que serão realizadas no período da Acolhida e uma programação prévia das atividades.

A programação geral pode ser conferida nos links abaixo.

Programação Acolhida Campus Carreiros e Saúde

Programação Acolhida Campus Santa Vitória do Palmar

Programação Acolhida Campus São Lourenço

Programação Acolhida Campus Santo Antônio da Patrulha

Fonte: furg.br