Imprimir
Acessos: 381

Já imaginou um banner usado se transformar em uma mochila? Ou em material escolar? Ou até mesmo em capa para notebook? Essa é uma realidade na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir do projeto Re-Utilize, que comemora, em março de 2016, oito anos de atuação. 

O projeto busca reaproveitar resíduos de materiais limpos gerados pelo próprio sistema acadêmico e reinseri-los tanto no contexto universitário quanto comunitário. Atualmente as peças encontram-se distribuídas principalmente nos campi da Universidade. “Objetivamos realizar ações de conscientização quanto à nossa responsabilidade no contexto do lixo que produzimos diariamente e desenvolver uma consciência crítica sobre os problemas ambientais dos quais somos todos responsáveis”, ressalta a idealizadora do projeto e professora do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, Teresa Lenzi.

As atividades surgiram a partir da iniciativa de Teresa, em parceria com a professora Roseli Nery, também do ILA. O projeto tem atuação multidisciplinar, tendo em vista que trabalha com fundamentos de diversas áreas, como desenho, escultura, pintura, fotografia, gravura e princípios básicos do design

Até 2015, os recursos que o projeto dispunha eram próprios. A situação mudou no segundo semestre do ano, com o apoio financeiro do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) da FURG, que possibilitou a profissionalização das ações desenvolvidas. 

Mais detalhes sobre o projeto Re-Utilize e materiais que são desenvolvidos estão disponíveis em projetoreutilize.wordpress.com.