Na próxima segunda-feira, 03, às 19h, na sala de ensaios do Núcleo de Extensão em Música, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura por meio da Diretoria de Arte e Cultura promovem mais uma edição do Projeto "Dandô" Circuito de Música Dércio Marques. Nesta edição, o evento contará com a presença do artista João Arruda natural de Campinas e do artista anfitrião Chico Padilha de Rio Grande. A entrada é livre.

Circuito de Música Dércio Marques - Projeto "Dandô"

Esta iniciativa visa promover a circulação de música por todo o país, com artistas de várias regiões criando um intercâmbio e também gerando novas plateias. Os cantores com reconhecido trabalho podem ter uma melhor projeção no panorama nacional e proporcionar às pessoas o acesso à música de qualidade produzida no Brasil, mas que está fora da grande mídia. Cada artista sai de sua cidade e passa por todos os pontos do circuito. A ideia é que essa caravana seja contínua, assim após o primeiro grupo de artistas ter circulado pelos pontos do Dandô, um novo grupo inicia a trajetória. Com aproximadamente 1h30 de duração, cada espetáculo conta sempre com um artista local recebendo e abrindo a apresentação para o artista convidado. Ao final do show, ocorre um bate-papo entre artistas e plateia.

João Arruda

Nascido há 26 anos na cidade de Campinas, João Arruda é considerado um dos jovens promissores músicos da linha da viola brasileira comprometido com a valorização e recriação de temas e canções da cultura popular brasileira, bem como de outros países.

Lançou em 2007 o Cd Celebrasonhos, considerado, pelo crítico e jornalista Bruno Ribeiro (Correio Popular de Campinas), um dos melhores álbuns de música popular lançados no ano. Neste Cd de 18 faixas há participações especiais da cantora Daniela Lasalvia, do trovador Dércio Marques, do maestro e violeiro Chico Moreira dentre outros músicos e artistas parceiros.

Realizou em 2009 a circulação do show C e l e b r a s o n h o s em diversas cidades do estado de São Paulo pelo Prêmio do Programa de Ação Cultural (PROAC - no 18) da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.

Já em 2010 foi selecionado e participou da IV Mostra da canção brasileira independente do centro cutural Banco do Nordeste realizando shows em Juazeiro do norte (CE) e Sousa (PB).

Integrou o Projeto Samarro´s Brazil na França e Itália em realizando shows e gravações com o grupo de Pífanos Flautins Matuá também no ano de 2010.

Gravou em 2012 seu segundo CD solo intitulado Venta moinho, com participações especias de Levi Ramiro, Kátya Teixeira, Claudio Rabeca, Joao Ba, dentre outros parceiros.

Realizou em fevereiro de 2013 uma turnê pela argentina com seu show solo “Entre violas e couros” com participações especiais das cantoras: Mariana Carizzo, Maryta de Humahuaca, Jeanine Martins e do grupo Hierbacaña, passando pelas cidades de Buenos Aires, La Plata e Humahuaca.

Em Julho de 2013, realizou uma turnê pela Europa com apresentações em diversos Festivais e Centros Culturais, dentre eles: Festival Espírito Brum em Birmingham - Inglaterra; Festival Samba Al Pais em Montricoux - França; Concerto no Centro Cultural e Associação Maison Blanche em Toulouse - França; Fête de Bayone  Bayone no País Basco; Fête Occitane de Cordes em Cordes sur ciel-França; Concerto no Centro Cultural Den–Teirling- Bruxellas - Bélgica; Festival Espírito Provence em Aix en Provence-França; Festival Musique dans le rue em Aix en Provence -França.

Realiza o projeto Arreuní, que promove e promoveu shows- encontros junto diversos artistas como  Dércio Marques, Paulo Freire , Noel Andrade , Déa Trancoso, Carol Ladeira, Stênio Mendes, Levi Ramiro, Pereira da viola e Cláudio Lacerda.

Grupos:

Participa a 12 anos do grupo de Pífanos Flautins Matuá que realiza espetáculos cênico-musicais baseados em pesquisas da cultura popular, em especial das bandas de pífanos do nordeste brasileiro. Nestas pesquisas teve contato e aprendizados com diversos mestres da cultura popular brasileira em especial em São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Ceará, Mato Grosso e Goiás.

Integra atualmente os grupos Cantavento de música infantil, Chasky de música latino-americana, Taboca da Matta de ritmos tradicionais do nordeste brasileiro e integrou a Orquestra Filarmônica de Violas, dirigida pelo músico Ivan Vilela entre 2005 e 2006.

Composições de trilhas sonoras:

Espetáculos: “Isabelita” da Cia Berro d´Água (Campinas – SP) , “Gaiola de Moscas” do grupo teatral Peleja (Recife-PE) e “Tu sois de onde?” Solo de Lineu Gabriel (PE) que ganhou o prêmio de melhor trilha sonora no Festival “Janeiro de grandes espetáculos” em Recife -PE e “ O Corpo 'e de Plástico?” de Daniel Costa.

Documentários: “O Mistério de Santo Reis” da Kinema Produções Cinematográficas e “Pantanal” de Mark Cegger.

Filmes: “ Os contos do cafundó” de Rodrigo Infante , “Tiro pela culatra” do Laboratório Cisco, “A batalha da Maria Antonia” e “Diretas já”  de Renato Tapajós.

Exposições e programas de rádio: Num dado e-vento: biotecnologias e culturas em jogo realizada em 2009 pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Labjor – Unicamp e Rádio Desconecta pelo Labjor também.

Chico Padilha

Cantor, compositor, intérprete, violonista e baixista, Chico Padilha começou em 1982 como vocalista na banda de Marco Araújo, com o qual foi vencedor do 1º Musiurg. Em seguida participou do grupo de rock Licor da Maçã, passou pela banda paulista A Chave do Sol e liderou até o início dos anos 90 a banda Caso Contrário, com a qual lançou um LP em 1990. Na sequência, já em Porto Alegre integrou as bandas Dama da Noite (primeira banda cover do RS), Kooks e Rush Covers. Em 2000, partiu para a carreira solo, lançando quatro CDs independentes e fazendo shows em diversas capitais brasileiras. No ano de 2008, lançou mais um CD, desta vez pelo selo Plus Records, tendo como destaques as músicas “Preciso de Alguém” e “Amigo” (que foi trilha do seriado Parada 90, na Ulbra TV). Neste período, participou dos Clássicos do Rock I e II, com a Orquestra de Câmara da Ulbra e ao lado do maestro Tiago Flores, de André Matos (ex-Angra), Nei Lisboa e Frank Solari.

De 2009 e 2011, Chico Padilha, fez três tours pela Itália, com mais de 100 apresentações. Lá ele fez a trilha para o seriado “Um Pesce per Due”, com direção de Bóris Salnicoff, e para um comercial para a TV Italiana, apresentou o projeto Elemental Rock (com Frank Solari e Marquinhos Fê).