Imprimir
Acessos: 560

Nesta terça-feira (02/12) as 21h, acontece no Cidec/Sul a abertura da 18ª Semana Aberta e a 5ª Geribanda com a apresentação do espetáculo “Kékontan”. O espetáculo será realizado pela Cia Gênesis Dança/Teatro, pelo Grupo Kiriann Teatro de Dança e Grupo Fênix Teatro de Dança que fazem parte do Projeto Experimental de Incubadora Cultural promovida pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A ação é produzida pela Diretoria de Arte e Cultura e realizada em conjunto entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Pró-Reitoria de Graduação da FURG.

Sobre o espetáculo

O espetáculo de Dança-Teatro Kékontan integra a trilogia de espetáculos de dança desenvolvida desde novembro de 2013 refletindo em sua essência a história um ser humano que ao perder o seu elo com a natureza, aos poucos vai se perdendo de si mesmo. Analisando a realidade da sociedade atual foram concebidas três histórias distintas atravessadas pelo objetivo de sintetizar em sons e movimentos os efeitos de uma saga que questiona as bases da evolução humana.

Unindo duas linguagens artísticas diferenciadas, o espetáculo é pautado no hibridismo da Dança-Teatro e acompanhado pelos sons da Música Percussiva estabelecendo uma linguagem artística própria da contemporaneidade. Pois a dança sugere aos bailarinos as melodias do corpo e seus desdobramentos, e a música amplia o repertório de movimentos e suas possibilidades estéticas. Desse modo, ao penetrar neste universo que dança e percute, os espectadores experimentam a construção interativa de uma obra com base na diversidade. A palavra Kékontan foi extraída do dialeto Crioulo Haitiano e significa "alegria". Pois o espetáculo busca representar o momento de "encontro" deste ser humano consigo mesmo. Um momento de "celebração" e de pessoas que se reencontram e confraternizam. Uma "festa" de sons, movimentos e "cores" que simboliza os valores necessários para o perfeito equilíbrio humano. Para contar a última parte desta história, os personagens concebidos durante os processos criativos foram inspirados na comédia Dell'arte Italiana e nos brincantes da cultura popular brasileira, que de forma "lúdica" propõe uma obra leve e descontraída baseada em um encontro de culturas e de linguagens. O universo divertido e envolvente dos palhaços Clowns sublinha uma proposta de dança que dialoga com a utopia de um mundo sensível. 

 Entrada franca

 Os ingressos devem ser retirados no Prédio do Núcleo de Extensão em Música

 Mais informações podem ser obtidas pelos contatos: (53) 3233.6831 e dac@furg.br