Imprimir
Acessos: 825

No mês de abril, o Ministério da Cultura publicou a notícia do surgimento da Incubadora Cultura Viva no Sul do Rio Grande do Sul, a qual se refere ao projeto realizado por meio da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da FURG e pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), do Ministério da Cultura (Minc). Segundo o diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do Minc, Alexandre Santini, o projeto é uma síntese de várias ações de fomento e articulação desenvolvidas no âmbito da Cultura Viva, envolvendo encontros, premiações e estímulo ao intercâmbio e à articulação em rede. A partir dessa proposta, a equipe de trabalho da Incubadora Cultura Viva realiza visitas nas comunidades com principal objetivo de escutar as comunidades e construir as ações de base a partir dos potenciais coletivos, estimulando para processos autogestionários e criativos.

O início das atividades de lançamento da Incubadora será na semana em que se comemoram duas datas de fundamental importância para a Cultura: o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento e, ainda, os 10 anos da Convenção da Unesco, que garante a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. No site da Incubadora será lançado o cronograma com as datas e locais das atividades. 

Trabalhando dentro dos eixos de atuação da Incubadora - formação, promoção, articulação e circulação, a equipe passa por um momento de capacitação para a compreensão das demandas e posterior diagnóstico sociocultural nas comunidades para então elaborar o plano de ações, nos próximos meses. Para mais informações sobre a Incubadora acesse este link ou entre em contato pelo e-mail:  incubadoraculturaviva@furg.br